quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

DAVI DESCANSA

E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, enviou Davi a Joabe, e com ele os seus servos, e a todo o Israel; e eles destruíram os filhos de Amom, e cercaram a Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém. (grifamos). 2 Samuel 11:1

Aconteceu que, no decurso de um ano, no tempo em que os reis costumam sair para a guerra, Joabe levou o exército, e destruiu a terra dos filhos de Amom, e veio, e cercou a Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém; e Joabe feriu a Rabá, e a destruiu. (grifamos).       1 Crônicas 20:1

Porém:
conj. adversativa. Inicia ou encerra uma oração ou um período cujo teor indica uma oposição ou restringe o que foi proferido anteriormente - mas, contudo, todavia, apesar disso, não obstante.

Observa-se que ambos os registros antecedem dois tropeços de Davi: O primeiro no caso de Bate-Seba - mulher de Urias - e o segundo, no Levantamento do Senso.
Deus não estava interessado, nesses registros, em denegrir a imagem de Davi, mas de mostrar o perigo do crente em descuidar-se após sucessivas vitórias ou simplesmente em momentos de conforto espiritual.

Com base na segunda passagem, poder-se-ia argumentar que Davi não foi à guerra porque já era muito velho e sem condições de pelejar com seus irmãos.  Entrementes, na primeira passagem supratranscrita Davi não titubeou em tomar a mulher do próximo. Diante desta ação pecaminosa de Davi pode-se afirmar que ele não estava tão sem vigor assim, pois além de se deitar com Bete-Seba, gerou um filho com ela.

Davi havia ganhado todas as batalhas de Deus. Seus valentes eram os melhoras da época. Seu reino havia subjugado os demais. Ele havia chegado no ápice de seu reinado.

Em uma guerra qualquer descuido pode ser fatal. Davi não estava envolvido somente em uma guerra física, mas espiritual. Ele era uma peça chave no quebra-cabeça de Deus no seu projeto de salvação para o homem. Por isso, é preciso vigilância, mesmo quando tudo parece tranquilo e dominado, no mundo espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário