domingo, 18 de julho de 2010


CADA ÁRVORE COM OS SEUS FRUTOS
“Ou fazei a árvore boa e seu fruto bom, ou fazei a árvore má e o seu fruto mau, pois pelo fruto se conhece a árvore. Raça de víboras, como podeis vós dizer coisas boas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. O homem bom tira coisas boas do se bom tesouro, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más. Mas eu digo que toda palavra frívola que os homens proferirem hão de dar conta no dia do juízo. Pois pelas tuas palavras serás justificado e pelas tuas palavras serás condenado” (Mateus 12 : 33- 37).
Faz parte, da natureza humana, atentar no primeiro momento para a aparência, existe um ditado no mundo que, a primeira impressão é a que fica, graças à Deus que é apenas um ditado no mundo, pois a Bíblia nos diz que o homem olha somente o exterior mas Deus olha o coração. Jesus faz uma comparação muito profunda a respeito das palavras, daquilo que nós falamos no dia a dia, nos revelando que por mais que o homem tente pela suas palavras demonstrar aquilo que ele não é, para manter uma falsa aparência, uma falsa proteção de identidade, digo isto, pois, por mais que ele tente dissimular, as suas próprias palavras revelarão quem ele realmente é. Quando vamos observar uma árvore enxergamos primeiramente as suas folhas, o seu tamanho, a sua cor e aspecto, observamos qual é a sua espécie, e por fim, quando nos aproximamos, procuramos se há algum fruto, creio que a maioria, racionalmente falando agiria desta maneira. Mas Deus olha diferente como o homem enxerga as coisas, enquanto o homem olha de fora para dentro, Deus enxerga de dentro para fora, Ele conhece o sentimento que impulsiona as nossas atitudes.
Mas Ele nos dá uma revelação, de como podemos conhecer as pessoas e nós mesmos: “... pois pelo fruto se conhece a árvore”. Em outra passagem também nos mostra como devemos agir antes de nos apresentar-mos a Deus: “Examine-se o homem a si mesmo antes de comer deste pão e beber deste cálice” (I Coríntios 11:28). Examinamo-nos, pois, em todo momento, para que possamos em verdade viver uma vida de santidade, não como os fariseus, que apenas tinham folhas, e consequentemente cortados por não produzirem frutos, não puderam encontrar a salvação. Mas nós que estamos ligados à Videira verdadeira, que é Jesus Cristo, estamos constantemente produzindo frutos para a vida eterna!
Deus vos abençoe.
Dc. Moisés Soares Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário