quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O Grande Cemitério Chamado Mundo


O Grande Cemitério Chamado Mundo

E outro dos discípulos lhe disse: Senhor, permite-me ir primeiro sepultar meu pai.” Mateus 8:21

Quantas vezes já ouvimos ou até mesmo nos dirigimos ao Senhor, pelo menos em nosso íntimo, com palavras semelhantes as que este discípulo proferiu a Jesus? O Senhor Deus, desde a queda de Adão, tem dado ao homem a oportunidade da salvação. Esta é prioridade de Deus, que, apesar de Sua onipotência e soberania, poderia ter destruído a humanidade. Sua palavra nos revela que o Seu desejo é que todos venham a arrepender-se, sem distinção, sem burocracia, sem fila de espera ou senha. Mas o homem natural, acostumado, ou melhor, preso por todas estas coisas, quando é chamado por Deus responde com estes sofismas: “Eu sou muito novo, tenho que aproveitar a vida". "Já estou muito velho, não tenho mais nada para aproveitar". "É muito cedo, tenho coisas mais importantes para fazer". “A minha família vai me abandonar”. "Não tenho tempo para estas coisas ultrapassadas, afinal estamos no século vinte e um”, além de outros argumentos. Mas Deus não se deixa enganar por ninguém! Aliás, o homem só engana a si mesmo. Este que objeta com essas palavras vãs, que vive uma vida lacônica, sem a verdadeira expectação da vida eterna; vive uma morte condicional. Uma vida de ilusão, alimentada pela efemeridade deste mundo insinuante e funesto, que jaz no maligno.
A Bíblia diz que a sabedoria clama às ruas: “A sabedoria clama lá fora; pelas ruas levanta a sua voz. Nas esquinas movimentadas ela brada; nas entradas das portas e nas cidades profere as suas palavras: Até quando, ó simples, amareis a simplicidade? E vós escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós insensatos, odiareis o conhecimento?” (Provérbios 1: 20-22). A sabedoria é o próprio Jesus, que há milhares de anos está clamando! Destarte, Ele chama a todos nós e até mesmo repreende aqueles que por um momento O desprezam ou O deixam em segundo plano, como aquele discípulo que lhe pediu permissão para sepultar o pai.
Ele está nos chamando! Estejamos onde estivermos, seja lá fora, longe do Aprisco ou da segurança da Cidade Fortificada, longe da presença de Deus, ou pelas ruas, atarefados com a nossa fatídica “vidinha” de rotinas, “nas entradas das portas e nas cidades”. Não importando o que estamos fazendo, muito menos o que os outros estão fazendo, a prioridade celestial é aquilo que Ele nos tem proposto: Abandonarmos as redes e os barcos, esquecermos os peixes e lembrarmo-nos das almas aprisionadas deste grande cemitério chamado Mundo.
Deus vos abençoe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário